Logo veículo

Perícia em Acidente de Trânsito

O foco inicial, ao se envolver em um acidente de trânsito, deve estar com as pessoas envolvidas. Elas demandam atendimento imediato. Fato que não dá para postergar.

Porém, após as primeiras  ações relacionadas ao lado humano, começam as dores de cabeça de ordem técnica. Afinal, qual o evento causou esse acidente?

A responsabilidade é da empresa de transporte ou de um terceiro?

Se da empresa, é possível identificar algum fator externo que tenha influenciado o acidente?

Já participamos de casos onde um defeito na pista influenciou o acidente. Nesses casos, há uma responsabilidade objetiva do estado. Saiba que é possível responsabilizar o estado por um acidente causado por problemas na pista.

Acidente de caminhão

Jurisprudência sobre acidentes causados por defeitos na pista

A página da JusBrasil mostra vários processos relacionando a causa do acidente a um defeito na pista. Consulte a frase “defeito na pista causa acidente trânsito”

A resposta vai te mostrar diversos processos citando defeitos na pista como a causa do acidente. Claro que vários deles questionam a prova técnica que liga os fatos. Uma prova tecnicamente aceita mostrando que o defeito, na pista, é de fato o nexo causal do acidente.

Uma prova de nexo causal costuma ser bastante técnica. Ela sai das mãos do conhecimento dos advogados e juízes. É preciso analisar toda a sequência do acidente com o foco em engenharia. É nesse ponto que entra a figura de um engenheiro perito com conhecimento prático no assunto.

O Tacógrafo

O instrumento de registro é um equipamento de uso obrigatório, em caminhões com PBT superior a 4.563 kg, para caminhões fabricados a partir de 1991.

Contudo, nos dias atuais, há alguma desinformação a seu respeito. Seguradoras chegam a recusar indenizações, caso o veículo esteja a valores irrisórios acima do limite local da rodovia. Esse tipo de discussão não tem fundamentação técnica.

Normalmente, esses aparelhos calculam as velocidades a partir da rotação de uma das rodas. Isso implica que há variações dessa rotação entre pneus novos e gastos, bem como entre pneus cheios e vazios. O CONTRAN, em sua resolução 92, regulamenta esse erro.

O seu anexo I, capítulo VIII – Erros máximos tolerados (Dispositivos indicadores e registradores), inciso 2 – Na instalação, subitem em uso, item b cita que, abaixo de 100 km/h o aparelho pode apresentar erro positivo ou negativo de 6 km/h. Ou seja, um tacógrafo registrando 85 km/h, em uma rodovia com limite de 80 km/h, está dentro da lei.

As seguradoras estão não estão amparadas, pela lei, ao recusarem uma indenização por esse motivo.

A consulta à resolução 92, do CONTRAN, mostra esses limites legais.

Hoje, o rastreamento remoto é recomendado pelas autoridades de trânsito. Ele traz vários registros relacionados à operações diversas dos caminhões como ligar ou desligar, abertura de portas e até eventos especiais como exaustão da carga da bateria.

É necessário relacionar todos esses eventos, para se poder chegar a uma boa investigação dos fatos.

Esse é o trabalho do perito em acidentes de trânsito.

Estatísticas

De um modo geral, os acidentes de trânsito têm diminuído, no Brasil. Contudo, as estatísticas brasileiras focam muito nos acidentes com óbitos e feridos. Esses são apenas os casos mais graves. Porém, o número de acidentes médios e pequenos é muito grande.

Todos os acidentes deveriam ser estudados pelas empresas. As transportadoras têm um custo elevado relacionado aos sinistros, defeitos de manutenção e até defeitos de fábrica.

A realização de seguros, para transportadoras é uma operação interessante. O foco das seguradoras, para grandes empresas é o de obter lucro em todos os contratos. Em outras palavras, elas administram esse processo visando poder pagar todos os sinistros, daquela transportadora e ainda obterem lucros.

Nesse caso, a operação de seguro tem um custo mais elevado que a própria despesa com sinistros.

Retorna à página Home

 Nós, da Cleber – O Perito, estamos aqui para apoiá-los.

Deixe seu comentário (não é necessário se identificar):
O que você gostaria de encontrar nesse site
(*) Campo necessário

Serviços

Contato