O Perito em Transportes

A perícia é um trabalho, técnico, em profundidade. O expert responsável por fazer uma perícia deve ser um profissional gabaritado, com conhecimentos sobre os diversos componentes que aparecem na composição do veículo. Ele deve ter uma forte visão espacial e grande sensibilidade aos corpos em movimento.

No início de cada trabalho investigativo, esse expert necessita montar modelos teóricos simples, usando o pensamento indutivo. Esse pensamento gera as primeiras hipóteses que têm por base informações visuais coletadas sem profundidade.

 

Perito em acidente trânsito

Essas hipóteses são trabalhadas com um pensamento lógico dedutivo, de maior profundidade. Algumas hipóteses vão sendo descartadas e as remanescentes são, cada vez mais, trabalhadas em profundidade.

As empresas contratam esses peritos visando esclarecer os fatos de que ela necessita. Sejam eles relacionados a um acidente de trânsito, a um incêndio ou a má qualidade da prestação de serviços. Elas contratam esses profissionais, para atuarem como parceiros.

Normalmente, esses peritos em acidentes de trânsito começam seus trabalhos algum tempo depois do sinistro. Esse fato é um dificultador do processo pericial.

Dentro das montadoras, a maioria dos trabalhos periciais é de elementos em bancadas de testes. Quando esses equipamentos falham, os engenheiros supervisionam suas desmontagens registrando o local exato e a posição de algumas peças. Esses procedimentos facilitam o trabalho de montagem do quebra cabeça relacionado aos eventos ocorridos.

O perito de acidente de trânsito, geralmente entra no processo de análise quando algumas evidências já foram perdidas.

Porém quanto menor o prazo entre a ocorrência e a análise, melhor será a qualidade do trabalho pericial.

Assim, ao se envolver com um sinistro de qualquer natureza, e tendo a necessidade de identificação dos fatos ou nexo causal, as empresas devem procurar seus peritos, o mais rápido possível. Ao ser precavida dessa forma, a empresa estará munida com as melhores informações sobre os fatos. A urgência em trabalhar sobre os fatos colocará, em suas mãos, as melhores evidências disponíveis.

Caso o sinistro em análise vá para a justiça, a contratante já estará bem preparada para se defender, podendo apresentar provas levantadas o mais próximo possível da data do sinistro. Suas provas serão as de melhor qualidade, as quais não demandam um retrabalho para serem acostadas a um processo sobre os fatos.

As Custas dos Trabalhos de Perícia

Os sinistros apresentam várias faces para os envolvidos.

O levantamento dos fatos e do nexo causal pode favorecer a empresa de várias formas.

A maneira mais imediata é o ressarcimento de seguros ou da isenção de ter que indenizar terceiros, em ações na justiça.

Quanto ao ressarcimento de seguros, é importante lembrar que as seguradoras trabalham sempre com o serviço de perícia particular. Dessa forma, a contra argumentação dos envolvidos deve ser no mesmo nível técnico.

Caso o processo vá para a justiça, é necessário convencer o juiz sobre o ponto de vista da empresa.

Finalmente, o grande benefício dos envolvidos em sinistros, que contratam trabalhos de experts nessa área, é o ressarcimento de despesas ou a isenção de ter que indenizar terceiros, provando sua inocência.

Outros Benefícios

As empresas mais preparadas usam esses laudos técnicos para mostrarem suas fundamentações e argumentarem contra os demais envolvidos nos fatos, seja em um acordo entre as partes ou em uma disputa judicial. Elas apresentam, de forma técnica, os fatos que contribuíram para as ocorrências.

Um outro benefício pode ser a readequação nos planos de manutenção dos veículos, pois o custo mais elevado é o de problemas, de qualquer natureza, ocorridos longe da sede dos envolvidos.

Há casos em que um vazamento de combustível pode causar um incêndio. Normalmente, os incêndios, que têm vazamento de combustível, se propagam muito rápido e com grande intensidade.

Os danos causados por esse tipo de incêndio necessitam ser identificados por analistas, com conhecimento nessa área. Pois, normalmente, o próprio incêndio destrói várias das evidências que estariam disponíveis. Evidências que mostram o comportamento e a evolução do fogo, durante o incêndio.

E se a causa foi um problema de manutenção, é necessário criar um checklist para se aplicar às manutenções futuras, evitando novas ocorrências.

Avaliação Econômica do Serviço de peritagem

As empresas de transporte devem estar atentas ao custo e benefício dos serviços de assistência técnica.

Simulando um exemplo, com valores, digamos que uma empresa recupera 70% dos valores relativos a sinistros. Valores provenientes do ressarcimento de seguros ou de recuperação com terceiros. Nessas condições, suas despesas reais serão de apenas 30% dos valores envolvidos em sinistros.

Neste caso, ela deve avaliar qual o montante das indenizações recusadas, recuperação de danos de terceiros e valores que ela poderá se defender em ações das demais partes envolvidas. Ela deve avaliar tais aspectos com base na qualidade de trabalho técnico de levantamento dos fatos.

Possivelmente, a redução das perdas de 30%, citada acima, para 25% seja o suficiente para ela cobrir todos os custos dos trabalhos periciais e ainda sobrar com recursos em caixa. Ela estaria melhorando seus resultados anuais, ao agir de maneira profissional. 

Para se ter uma boa estimativa, sobre esses aspectos, a empresa pode realizar esse tipo de trabalho por um período determinado. Digamos um ano. E avaliar, com mais conhecimento, o resultado ao final do período.

Retorna à página Home

 Nós, da Cleber – O Perito, estamos aqui para apoiá-los.

Deixe seu comentário (não é necessário se identificar):
O que você gostaria de encontrar nesse site
(*) Campo necessário

Serviços

Contato