Você já parou para pensar o que ocorre quando o filtro de óleo do motor entope? Qual foi a melhor solução que os engenheiros encontraram para esse problema? Eles permitiram o veículo funcionar sem o óleo?
O Filtro de Óleo: Retendo Impurezas
O filtro de óleo contém uma membrana interna, de papel filtrante. O seu objetivo é reter impurezas do óleo.
Uma questão importante, que o usuário deve ter em mente é:
- Se colocamos o óleo limpo em um circuito fechado, de onde vem a impureza?
Essa pergunta é bastante pertinente a esse caso. A melhor resposta que podemos encontrar é abrindo um filtro usado e analisando o que está retido nele.
Há um artigo na revista Carro que fala sobre a importância de se filtrar o óleo do motor.
A Borra de Óleo
Ao utilizarmos o motor, o óleo se aquece muito.
Um motor de quatro cilindros costuma ter um fluxo interno de óleo da ordem de 10 litros/minuto.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que, aproximadamente, mais de 90% desse óleo é usado quase que exclusivamente como arrefecimento do motor. A função de lubrificação dessa parcela é muito pequena.
O fluido do radiador é o principal responsável pelo arrefecimento do motor.
Porém, se olharmos um cabeçote aberto podemos notar que não há espaço para dutos desse fluido junto à cabeça das válvulas e seus comandos. A solução encontrada pela engenharia foi a de jorrar um grande volume de óleo nessa região.
Esse óleo tem a função de lubrificar essa parte do cabeçote. Porém, seria possível fazer essa lubrificação com um volume de óleo bem menor.
A abundância de óleo jogado nessa região tem a função de esfriar essa parte do motor.
A parte superior da câmara de combustão junto com os dutos de escape do gás queimado são as partes que mais aquecem no motor. Elas exigem refrigeração. Porém, a falta de espaço físico para se passar o fluido do radiador por essa região exigiu essa solução de arrefecimento, dessa área, pelo óleo do motor.
E todo óleo que se aquece tende a deteriorar. Ele se oxida, formando uma borra.
Essa borra tem baixa viscosidade, no início, mas tende a se petrificar, com o tempo de uso.
A imagem acima mostra um cabeçote aberto. Sua parte inferior mostra um comando de válvulas.
Provavelmente, esse óleo passou do tempo de troca. Por isso, ele formou essa borra espessa, nessa região. Sendo essa uma das regiões que mais se aquece dentro do motor.
A Borra Entope o Filtro de Óleo
Os óleos automotivos contém diversos aditivos. Um dos aditivos é um dispersante.
Sua função é quebrar as grandes cadeias de borra que se formam em pequenas.
Dado a essa dispersão, quanto mais usado é o óleo mais ele perde a viscosidade.
Contudo, com o tempo, a borra formada continua a aumentar suas cadeias de carbono. Esses grupos de carbono se transformam em pequenos sólidos.
A função principal do filtro de óleo é filtrar esses sólidos.
A Contaminação do Óleo
O funcionamento normal de um motor a combustão interna gera picos de pressão dentro da câmara de combustão. Parte dos gases queimados vazam das câmaras para o cárter.
Esses vapores podem conter contaminantes que reagem com o óleo, dado a alta temperatura, do cárter.
Há dados curiosos que o usuário comum pode observar.
Um exemplo clássico é que a gasolina original é um líquido incolor. Para diferenciá-la de outros produtos ela tem um corante. Normalmente, no Brasil se usa o corante amarelo.
Parte desse corante não queima e acaba vazando para o cárter.
Por essa razão, carros que rodam com gasolina costumam ter o óleo mais escuro que os que rodam com etanol.
O exemplo acima é clássico mostrando que o óleo se deteriora, motivado pelo tipo de combustível que está em uso, no veículo.
Toda a discussão acima mostra que um óleo, mesmo trabalhando em circuito fechado pode se deteriorar entupindo o filtro de óleo
Afinal: Qual foi a Solução Encontrada para Filtro de Óleo Entupido?
A solução encontrada pela engenharia foi gerar o menor dano possível ao motor. Ela também tem um baixo custo e é bastante simples:
- Se o filtro entupir, uma válvula de desvio do fluxo de óleo abre. Ela mantem o motor lubrificado, porém, sem filtrá-lo.
- O dano causado por um motor sem lubrificação é sempre muito maior que um motor lubrificado com óleo sujo.
Essa solução está dentro do próprio filtro de óleo.
A solução de engenharia foi colocar uma válvula, de desvio, na parte central da base do filtro de óleo.
É importante saber que o fluxo de óleo vai da perifiria para o centro.
Essa válvula de desvio é composta de um furo na base interna, que separa o compartimento do óleo que entra e o que sai, do filtro. Esse furo é vedado com uma pequena tampa metálica, pressionada por uma mola. Quando a pressão sobe acima de um determinado limite, a mola cede e essa tampa abre o orifício. Dessa forma, ela permite o fluxo de óleo sujo para lubrificação do motor. Sendo esse o menor dos males que se pode causar ao motor nessas condições.
Quando Devo Trocar o Filtro de Óleo?
Qualquer filtro tem vida útil inversamente proporcional a sujeira que ele retém. Ou seja, um filtro de malha mais aberta, retendo menos impurezas tem uma vida útil maior.
Sua vida é diretamente proporcional a área filtrante. Quanto maior a área filtrante maior é sua vida útil
Devido ao exposto acima, o que temos que saber é: Qual é a vida útil de um filtro automotivo? A resposta é bem objetiva: ele deve ser trocado toda vez que se troca o óleo, conforme recomendação do fabricante.
Porém, há um dado relevante: Tem fábrica de filtro que para vendê-lo mais barato, elimina essa válvula de desvio.
Isso é crítico!
O usuário pode estar economizando alguns Reais e ter um prejuizo de alguns milhares de Reais.
É importante que o usuário tenha consciência desse problema e tome decisões consistentes.
Válvula de Retorno Interna ao Filtro
Esses filtros ainda tem uma segunda válvula. Trata-se de uma membrana de borracha que veda o fluxo de óleo no sentido inverso.
O objetivo dessa válvula é o de impedir que a tubulação de óleo se esvazie. quando o veículo estiver desligado.
Os dutos de óleo do motor trabalham sempre repletos do fluido. Muitos desses dutos está na vertical. Ele funciona como um sifão. Se aparecer algum vazamento em algum ponto do circuito, ele poderia drenar todos os dutos.
Caso isso aconteça, da próxima vez que se ligar esse motor, o óleo vai demorar a chegar nas partes vitais. E, durante esse tempo, o motor sofrerá desgaste acelerado.
O Perito
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