Para o ressarcimento de um sinistro, as seguradoras normalmente têm por base um Parecer Técnico. É comum a regulação do sinistro ser realizada com base neste parecer. As regulações deveriam apresentar, de forma bem objetiva, as causas e efeitos, ou seja, o nexo causal.
Muitas vezes, este Parecer Técnico tem uma visão unilateral, com o ponto de vista que favorece a seguradora. Contudo, ele é apresentado, geralmente, por engenheiros ou técnicos na área.
Para haver uma defesa com o ponto de vista da Transportadora ela necessita se defender com um instrumento equivalente, realizado por um especialista na área.
É importante que todos os envolvidos, como juízes e advogados em um possível processo, conheçam os fatos com o ponto de vista da Transportadora, também. E que, este especialista, seja responsável por um relatório final que aponte possíveis falhas no trabalho da seguradora.
Ao proceder de forma profissional, o usuário do seguro poderá reaver o ressarcimento de alguns casos que estariam perdidos. É preciso ter em mente que há valores a serem recuperados dos ressarcimentos destes casos que estariam perdidos.
A receita para custear o trabalho a ser realizado em conjunto, pela Transportadora em parceria com um Assistente Técnico vem da recuperação de tais valores.
A Transportadora deve perceber que a recuperação de ressarcimentos adicionais funciona como uma redução de seus prejuízos com acidentes. Esta receita adicional, na recuperação de indenizações que estariam perdidas, irá impactar o resultado, da empresa, de forma muito positiva.
Há um fator agravante no custo dos seguros, atualmente. É de se esperar que os seguros serão mais caros, em um futuro próximo. É preciso que se saiba que o ganho das seguradoras está concentrado em dois itens principais:
Hoje, com os juros muito baixos, os ganhos financeiros serão pequenos. As seguradoras necessitarão de uma receita adicional, para evitarem o prejuízo.
Possivelmente, elas irão operar com prêmios maiores. Elas necessitarão desta receita adicional, visando compensar a redução dos ganhos financeiros.
Assim, é preciso que as Transportadoras tenham uma clara visão sobre o aumento de custos com seus seguros. Fato que se torna muito importante em momentos de crises e juros baixos.
Reduzir custos com os acidentes é um processo profissional. A transportadora deve administrar bem este processo.
Quanto à administração dos custos pertinentes aos seguros há duas ideologias principais. Caso queira conhecer essas lógicas, clique aqui!
(11) 4872 3494
cleber@cleberoperito.com.br